Maico Fabiano Fernandes

Educação como catalizadora de mudanças

Ao analisarmos o desenvolvimento da sociedade, é evidente que a educação é o alicerce fundamental de todos os aspectos. Tanto no âmbito individual quanto no coletivo, uma formação capacitada, crítica e consciente contribui de forma significativa para avançarmos em direção ao progresso. Estamos abordando aqui o princípio de enfrentar os desafios da vida tanto no âmbito pessoal quanto profissional de cada indivíduo, bem como os avanços, transformações e iniciativas que moldam a sociedade nas áreas da ciência, tecnologia, inovação, cultura e outras esferas. O que nos leva para a frente!

 
Por isso, trago aqui, alguns pontos para pensarmos a educação, da essência à prática.

Ponto de partida

O estudo elaborado em 1999 pelo professor, político e economista francês Jacques Delors e publicado no relatório “Educação: um tesouro a descobrir” define alguns aprendizados considerados essenciais para o desenvolvimento cognitivo dos alunos. Caso seguidos, estes pilares que logo serão apresentados proporcionam uma formação completa, desde a preparação para enfrentar o mercado de trabalho ou empreender, até resolver problemas complexos da vida cotidiana.


Pilares da Educação  

A aprendizagem é baseada em quatro pilares principais. “Aprender a conhecer” refere-se ao processo de adquirir conhecimento e habilidades cognitivas, estimulando a curiosidade, o discernimento e pensamento crítico. “Aprender a fazer” envolve a aplicação prática do conhecimento teórico, desenvolvendo competências como iniciativa, comunicação e trabalho em equipe. “Aprender a conviver” busca promover atitudes de paz, tolerância e compreensão, por meio da descoberta da diversidade humana e da participação em projetos comuns. E por fim, “aprender a ser”, está relacionado ao desenvolvimento pessoal, formando indivíduos independentes, ativos e capazes de se envolver conscientemente e proativa na sociedade.


Transformação

Posteriormente, a Unesco propôs um novo pilar: aprender a transformar-se e a transformar a sociedade. Este ligado à necessidade de formar cidadãos onde atuam de forma ativa, com visão de futuro, estilos de vida sustentáveis e prontos para se adaptarem às mudanças. Ou seja, os quatro primeiros bem praticados levam até o caminho do que se entende como propósito da evolução na humanidade: a transformação.


Educação empreendedora

Com base em gerar ações, destaco as ações de Educação Empreendedora do Sebrae e o conjunto de iniciativas e programas desenvolvidos com o objetivo de promover o empreendedorismo e o desenvolvimento de habilidades empreendedoras nos indivíduos. Por meio delas busca-se fomentar a cultura empreendedora, estimulando a criatividade, inovação, gestão e sustentabilidade nos negócios. São conteúdos, plataformas, palestras, cursos, workshops e diversas ferramentas que envolvem a formação de alunos, professores e gestores. Tudo isso à disposição para atuar de forma transversal nas na educação básica e superior.


Prontos para “Decolar”?

A 3ª edição do Decolar deve mobilizar boa parte dos estudantes e professores da educação básica do RS a partir do dia 7 de agosto. Gratuito, de forma presencial e on-line, essa é uma das grandes ações que tem leva a temática da educação empreendedora, por meio de experiências significativas e histórias inspiradoras.

Ações de impacto

Essa semana tivemos a segunda etapa do Steam Party: Mostra Científica, Cultural e Tecnológica da 8ª Coordenadoria Regional de Educação, evento realizado com apoio da Receita Federal e Sebrae RS, e que já impactou cerca de 25 mil estudantes da rede pública, só em 2023. Foi uma oportunidade de reconhecer e valorizar os trabalhos científicos, culturais e tecnológicos desenvolvidos pelos estudantes das escolas da região.


Outro destaque na educação é a parceria com a UFSM. Por meio de um Hackathon, tem sido possível proporcionar a formação de 1.030 professores e servidores. O objetivo? Disseminar cultura de inovação e educação empreendedora no meio universitário. Isso deve refletir no preparo dos alunos para o mercado de trabalho e contribuir para o desenvolvimento econômico e social das regiões.

Agir para transformar

Já é de práxis falar da necessidade de valorizar e priorizar a educação, mas é, sobretudo, necessário promover melhorias e mais oportunidades por meio de ações que tracem caminhamos definidos em busca de melhores resultados e maior transformação.

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